Praias do Sul da Ilha

Campeche
 A praia do Campeche é belíssima, possui areia branca e fina, às vezes com formação de dunas; o mar de águas frias, cristalinas e ondas fortes são muito esperadas pelos surfistas. À sua frente localiza-se a ilha com o mesmo nome.
A praia é bem servida de bares e restaurantes. Destaca-se pela presença das reservas ecológicas Lagoinha Pequena e Lagoinha da Chica. Distância do centro: 23 km.

Ilha do Campeche
Com uma área de 381m2 aproximadamente, a ilha do Campeche está localizada na costa leste da Ilha de Santa Catarina, e fica em frente a Praia do Campeche. É rica em inscrições rupestres que podem ser vistas fazendo-se caminhadas pelas trilhas, acompanhadas por instrutores. Sua natureza exuberante atrai também muitos mergulhadores, principalmente amadores.
Alongada, em direção ao sudeste, dispõe de um  ancoradouro para pequenas embarcações. Com uma pequena extensão de areia, oferece serviços de bar e telefone público. Chega-se ao local através de embarcações que saem principalmente da Praia da Armação.
Atualmente, a Ilha é ocupada pelo Clube de Preservação Ecológica e Esportiva Couto Magalhães.

Lagoa do Peri
 A Lagoa do Peri tem 23km2 de matas e trilhas que o levam à belas cachoeiras. O Parque da Lagoa do Peri possui boa infra-estrutura e oferece diversas churrasqueiras, bar e lanchonete, além de estacionamento, banheiros e salva-vidas.
Pescaria de linha de mão e caniço, passeios de barco, caiaque, entre outros, são atividades permitidas no local. A lagoa é própria para banho, inclusive para crianças.

Morro das Pedras
 Morro das Pedras. Uma dentre tantas paisagens de tirar o fôlego nesta Ilha abençoada! Um visual inesquecível! Um momento mágico! Um espetáculo da natureza em sua forma mais ruidosa: o mar se chocando contra as pedras e lançando a água a vários metros de altura. Simplismente fantástico!
Toda essa beleza se evidencia ainda mais, quando apreciada do alto do Morro das Pedras, uma colina em frente, onde poderá observar que a praia permanece intacta, sem construções ou quiosques à beira-mar. Aproveite e faça também uma visita à Casa de Retiro dos padres jesuítas, construída neste morro, com pedras extraídas da própria colina. Distância da praia ao centro: 22 km

Armação
A Armação é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha e possui um dos mais importantes sítios arqueológicos do estado. Atualmente a praia sofre com um problema de erosão devido ao avanço do mar com as ressacas de 2010. Distância do centro 25km.

Matadeiro
Matadeiro é uma praia relativamente tranquila. O acesso é só a pé, pela praia da Armação, por um pequeno rio. Possui uma pequena estrutura de bares.
O caminho pitoresco atrai muitos turistas durante o verão, especialmente surfistas que fogem do agito das praias tradicionais em busca de boas ondas, amantes do vôlei, frescobol ou futebol.. Inacessível para carros, a praia ainda conserva seus morros cobertos pela mata nativa. É um convite para os apreciadores da natureza. Distância do centro 25km.    

Lagoinha do Leste
Lagoinha do Leste é uma praia paradisíaca, uma ótima opção para um turismo ecológico, sendo que a mesma é praticamente deserta, sem infra-estrutura. Localizada entre as praias do Pântano do Sul e do Matadeiro, pode-se chegar de barco ou a pé, caminhando cerca de 3km de trilha por aproximadamente uma hora.
Um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados na ilha, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, foi criado por lei em 1992 e compreende uma área de 453 hectares de beleza exuberante.
Mais informações acesse a aba Ecoturismo.

Pântano do Sul
Apresenta características típicas de colônias de pescadores. Ali está localizada uma das mais importantes reservas arqueológicas da Ilha.
O Pântano do Sul possui um mar aberto e relativamente agitado, mas suas ondas não são muito grandes. A maioria dos seus frequentadores são nativos e turistas que procuram um lugar mais tranquilo para viver. Com boas opções de restaurantes especializados em frutos do mar. Mal amanhece e os barcos já começam a partir, trazendo tudo fresquinho, pronto para ser preparado. É por isso que os restaurantes estão sempre lotados. Distância de 28km do centro.

Açores
Açores é um balneário planejado e conta com boa infra-estrutura. É cercado de morros com mata atlântica preservada. Da praia avista-se as ilhas Três Irmãs e Moleques do Sul. Nos morros que circundam o local existem trilhas ecológicas.
A praia conta com faixa de areia clara e com mar de águas frias e ondas medianas. Distante 31km do centro.

Solidão
A praia da Solidão é cercada por morros com verde em abundância. Uma beleza quase intocada. Além do mar como atração, com suas águas cristalinas, existe entre as árvores, uma cachoeira que forma uma piscina natural, boa para o banho. Para se chegar, é necessário subir ladeiras de carro, ou caminhar um bom pedaço à pé. Distante do centro 30km.

Naufragados
Toda a extensão e beleza de Naufragados são perceptíveis ao avistar a praia. O acesso difícil, se dá por uma trilha que tem seu início no final da Caeira da Barra do Sul, prosseguindo através do morro, no meio da natureza e permitindo desfrutar de lindos panoramas naturais.
A praia possui areia grossa e mar aberto. Ideal para quem gosta de acampar, praticar treeking ou pescar nos costões. Possue pouca infra-estrutura.
Em frente a praia localiza-se a ilha de Araçatuba, onde está a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Distância do centro 42 km.

Saquinho
Entre as praias da Solidão e Naufragados está a do Saquinho. Tem cerca de cinco quilômetros de extensão, com costões entrecortados e areias brancas. Sem estradas nem energia elétrica, a comunidade local faz questão de manter-se isolada do resto da Ilha. Distante 30km do centro.

Caieira da Barra do Sul
 Neste recanto encontra-se a tranquilidade. A Caieira é uma praia quase exclusiva dos residentes, com poucos turistas ou casas de veraneio. Apresenta pouca estrutura em termos de bares e restaurantes. A faixa de areia é estreita. Suas águas calmas e quentes a torna ideal para voltas de caiaque ou lancha. De lá saem a trilha e barcos para a praia dos Naufragados. Distante do centro 39km.
Ribeirão da Ilha
O Ribeirão da Ilha é considerado um dos locais mais típicos da Ilha e que conserva bem os traços da colonização portuguesa. Um passeio até a localidade é uma volta aos costumes e cultura açorianos. É uma das primeiras comunidades do Estado. Composto por várias pequenas praias, suas águas são calmas e a areia é grossa. Localidade ideal para um passeio familiar. Distante do centro 27km.

Tapera
Localizada próxima ao aeroporto, a praia da Tapera possui águas limpas e calmas. Em frente a praia, cerca de 200m, existe a Ilha do Largo. Possui alguns bares à beira da praia. Ótima opção de passeio. Distância de 27km do centro.